41 3243.9860

Projetos de Centros de Diagnóstico por Imagem podem esconder um grau de complexidade bastante elevado, ao ponto de não serem suficientes os conceitos de Arquitetura Hospitalar, uma vez que em muitos casos envolvem blindagem radiológica. A questão é que agregado ao fator de proteção radiológica esses ambientes em geral são enclausurados e precisam de ventilação mecânica permanente, bem como os equipamentos necessitam de refrigeração adequada, além da climatização de conforto para pacientes e colaboradores.

Outro fator de extrema relevância são os cuidados na escolha de implantação de um equipamento de Ressonância Nuclear Magnética, o qual possui um raio de influência cuja blindagem é mais cara para se promover. As ondas eletromagnéticas são influenciadas por massas de aço em movimento, como elevadores e automóveis, e isso pode ser limitante na edificação, além de seu peso concentrado que exige cálculo estrutural apropriado. Por outro lado, a geração do campo magnético pode afetar pacientes que utilizam marca passo, portanto, elementos apenas de Arquitetura Hospitalar não dão conta da alta especificidade de determinados equipamentos.

Por esses motivos os Projetos de Centros de Diagnóstico por Imagem se tornam desafiadores, isso sem falar de Medicina Nuclear, pois procedimentos de Cintilografia e PET-CT acabam aumentando ainda mais o grau de complexidade dos ambientes em função de possuir pacientes injetados com substâncias radioativas. A BIOENG possui expertise próprio para atuar em todas essas questões.