41 3243.9860

Os Projetos Arquitetônicos de Hospitais tem cada vez mais conceitos incorporados, como Humanização, Ambiência, Iluminação, Sustentabilidade, entre outros, e com a difícil tarefa de torná-los economicamente viáveis.

Os diferentes graus de complexidade, porte e atividades nos Projetos Arquitetônicos de Hospitais fazem com que os “microssistemas” sejam suficientemente complexos por si, pois abrigar um restaurante, lavanderia, farmácia, laboratório, centro de imagens, consultórios, etc., dentro de uma mesma estrutura com a diversidade de possibilidades de contaminação e infecção, não é tarefa simples ou corriqueira.

Há uma carência global de profissionais especializados no desenvolvimento de Projeto Arquitetônicos de Hospitais. As Universidades em seus cursos de graduação e pós-graduação em Arquitetura e Engenharia não dispõe de professores que consigam aprofundar temas relacionados aos Projetos Arquitetônicos de Hospitais​. Isso faz com que os profissionais não possuam informações suficientemente boas para o desenvolvimento desses projetos, devendo os mesmos buscar nas normas e legislações a complementação necessária.

Sem dúvida alguma, neste cenário, é fundamental o diálogo com todas as equipes técnicas (clínicas, administrativas e de logística) para conhecer o funcionamento de suas atividades e procedimentos e como se relacionam entre si. Quanto melhor o profissional de Arquitetura Hospitalar e Engenharia Hospitalar entender como se processam as atividades de saúde, tanto melhor o Projeto do Hospital será em termos de amigabilidade com seus usuários, sejam estes pacientes, acompanhantes, fornecedores, visitantes, corpo clínico e administrativo.

A BIOENG dedica-se desde 1994 ao estudo programático de Projetos Arquitetônicos de Hospitais no Brasil e no Exterior, com diferentes características de atendimento, em culturas totalmente distintas. Um Projeto Hospitalar no interior do Amazonas possui peculiaridades a serem atendidas e vocações a serem desenvolvidas de forma muito distintas às de um grande centro urbano como São Paulo, onde o acesso a materiais de acabamento, tratamento de superfícies e mesmo conceitos culturais da população são bastante distintos.

Os Projetos Arquitetônicos de Hospitais desenvolvidos pela BIOENG levam em conta toda essa multidisciplinaridade e inter-relacionamento, traduzindo as expectativas dos clientes em uma melhor prática das atividades voltadas à saúde e bem estar da comunidade.